quarta-feira, 8 de junho de 2011

Rostos Final

O desfecho do caso mostrado ao pormenor. Vejam!

Resposta Mais Criativa

E a honra de ser a resposta mais criativa vai para a Catarina M.. Vejam a sua resposta!


Culpado: Vasco Santana (vice-presidente)

A discussão à hora do almoço, entre Jorge Lemos e Rui Tavares seria sobre a descoberta, por parte do contabilista, das contas off-shore. Este, sendo um indivíduo de ideais muito fortes e que segue regras à risca, ficou indignado com a situação de corrupção e, portanto, foi imediatamente confrontar o presidente da empresa com tal acto ilícito. Jorge Lemos, pessoa competitiva, que não vê meios para atingir os fins, confronta Rui, e despreza-o.
Preocupado com esta situação, Rui decide contactar Vasco e, este, consternado com mais um escândalo telefona a Jorge (tal como é referido no prelúdio, na conversa entre Vasco e Jorge).
Às 21:43 desse dia, Vasco e Jorge têm uma acesa discussão sobre o relacionamento do vice-presidente com Luísa, que deixa o vice-presidente claramente alterado e enraivecido. Tal, pode ter despoletado sentimentos homicidas neste, já que ele teria perturbações de comportamento (a receita médica que caiu da pasta de Luísa era do Vasco).
Às 22:10, Lemos discute novamente com Vasco Santana, alimentando mais o ódio deste último.
Entretanto, o vice-presidente já tinha contado a Luísa a sua intenção de matar Jorge porque estava farto de encobrir os lapsos e traições do presidente e achava que ele é que merecia o seu lugar. Luísa, como amava incondicionalmente Vasco, escolheu ajuda-lo.
Às 22:30, Lemos sai da empresa, para ter o álibi de que não estava na empresa, e fica a espera que a assessora lhe telefone numa altura em que não possa levantar suspeita, para o informar em que parte da empresa se encontra o presidente.
Entre as 22:50 e as 23:15, Luísa saiu pela porta ao lado do seu escritório, que não é abrangida pela câmara de vigilância e dá acesso a todo o edifício, e verifica que presidente se encontra no parque de estacionamento. Rapidamente, telefona a Vasco e dá-lhe as coordenadas certas da posição de Jorge.
Vasco entra pela porta da garagem sem o segurança se aperceber porque está distraído a olhar para o rádio, pega numa das vigas de ferro que se encontram no parque de estacionamento (como mostra uma das fotografias) e bate na nuca do presidente com ela, não precisando de desferir muita força porque a barra é muita pesada e só o seu peso é capaz de matar.
Aturdido com o que foi capaz de fazer, sobe as escadas e vai de encontro à primeira pessoa que lhe vem à cabeça – Luísa. Completamente perturbado, entra na empresa, sem se preocupar em ser visto (23.33) e vai ter com a assessora porque não sabe o que fazer a seguir. Imprudentemente, leva o telemóvel na mão, como se pode ver na imagem retirada da câmara de segurança a essa hora, desmentindo o que disse no interrogatório. De facto, o vice-presidente deve andar sempre com o telemóvel na mão porque também é visto com ele no vídeo do trailer. E, possivelmente, é esse o objecto a que a psicóloga se refere no final do interrogatório.
Luísa vai para o local do crime verificar a morte de Jorge e se Vasco deixou alguma prova e às 23:45, depois de tudo observado, liga à polícia.
De notar, que durante o seu interrogatório, Luísa “atira as culpas” para o contabilista, de modo a distrair as atenções do seu amado.
Concluindo, Vasco Santana matou Jorge Lemos porque estava cansado de encobrir o amigo para proteger o seu bem maior – a empresa. Sendo que a descoberta das contas off-shore e o facto do presidente mostrar querer continuar o seu affair com Catarina foram a última gota. Tudo isto, associado ao seu transtorno de personalidade, levou a que ele cometesse o crime.

Resposta Vencedora

Devido a este contributo espectacular, a nossa equipa de investigadores conseguiu descobrir o culpado! Obrigada Bernardo Santos!

«Boa Tarde,

Venho por este meio ( conforme o pedido ) com muito gosto apresentar a minha resolução do crime.
Todos sabemos que nenhum dos suspeitos tinha álibi ( excepto a mulher do Dr. Lemos, Margarida Lemos ) ficando com quatro suspeitos. Através de uma investigação com base nos dados fornecidos pelo blogue, e não só, cheguei à conclusão sobre qual o suspeito. Esse é, sem mais demoras, o Vice-Presidente Vasco Santana.
Comecemos pelos motivos. Vasco tinha inveja do sucesso do Presidente. Acreditava que tal lugar lhe era merecido e que "gostava de ver o seu trabalho reconhecido de outro modo". Acreditava que tinha trabalhado o suficiente para ser digno das oportunidades que eram feitas pelo Sr. Pereira, "portas pelas quais eu próprio lutei e nunca tive possibilidade de abrir". Além dessa sedenta inveja, Vasco queria manter o bom nome da empresa, algo que com Lemos no cargo de Presidente não era possível. Só graças a ele isso era possível, "encobrindo os escândalos provocados pelo Presidente, de forma a manter o bom nome da empresa".
Relativamente ao álibi, diz ter saído da empresa às 22:30, algo duvidoso e difícil de comprovar, e que regressou às 23:33 para ir reaver o telemóvel. Mas, se não tinha o telemóvel, como é que se pode vê-lo com o tal na cassete da câmara, no momento em que entrou no edifício?
Vasco e Luísa trocavam entre si os segredo mais íntimos. À saída do interrogatório, Luísa deixa cair uma receita médica de um medicamento usado em casos de perturbação de pânico, anti-social, e personalidade obsessivo.compulsiva. Pesquisei na Wikipedia na esperança de saber a quem pertencia e encontrei umas informações interessantes sobre a personalidade obsessivo-compulsiva:
- Alguns dos sintomas predominantes são o perfeccionismo excessivo, a falta de abertura a outras pessoas, coleccionamento de objectos que nos parecem inúteis, verificações e preocupações com pormenores, prudência e rigidez excessivas com raízes na infância e que prevalecem na idade adulta.
Todas as características referidas estão presentes em Vasco e, tendo em conta a confidência entre este e Luísa, o referido provavelmente teria tal personalidade. As pessoas que disto sofrem têm tendência a ser agressivas caso haja um não cumprimento dos seus ideais prolongado.
Após ter falado com o ministro das finanças terá aparecido Vasco que lhe terá dado uma pancada na cabeça com um objecto ferrujento. Terá deixado cair algum objecto incriminatório sem intenção, que terá vindo buscar às 23:33, hora de entrada registada pelas câmaras.

Obrigado,

Bernardo Santos»

Cena Final

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Anúncio do Vencedor - 8 de Junho

No dia 8 de Junho, das 13.15h às 14.00h, decorrerá na sala de aulas 90 (corredor do Secundário) o anúncio do vencedor da actividade, assim como a entrega do respectivo prémio. Relembramos que, para participantes de fora do colégio não será necessário que compareçam à cerimónia, pois o nome do vencedor será revelado no blogue em tempo real e, caso um destes seja o vencedor, receberá o seu prémio pelo correio (foi feita uma alteração ao regulamento de modo a facilitar o procedimento). Até lá, continuem a acompanhar o nosso blogue!