quarta-feira, 8 de junho de 2011

Resposta Mais Criativa

E a honra de ser a resposta mais criativa vai para a Catarina M.. Vejam a sua resposta!


Culpado: Vasco Santana (vice-presidente)

A discussão à hora do almoço, entre Jorge Lemos e Rui Tavares seria sobre a descoberta, por parte do contabilista, das contas off-shore. Este, sendo um indivíduo de ideais muito fortes e que segue regras à risca, ficou indignado com a situação de corrupção e, portanto, foi imediatamente confrontar o presidente da empresa com tal acto ilícito. Jorge Lemos, pessoa competitiva, que não vê meios para atingir os fins, confronta Rui, e despreza-o.
Preocupado com esta situação, Rui decide contactar Vasco e, este, consternado com mais um escândalo telefona a Jorge (tal como é referido no prelúdio, na conversa entre Vasco e Jorge).
Às 21:43 desse dia, Vasco e Jorge têm uma acesa discussão sobre o relacionamento do vice-presidente com Luísa, que deixa o vice-presidente claramente alterado e enraivecido. Tal, pode ter despoletado sentimentos homicidas neste, já que ele teria perturbações de comportamento (a receita médica que caiu da pasta de Luísa era do Vasco).
Às 22:10, Lemos discute novamente com Vasco Santana, alimentando mais o ódio deste último.
Entretanto, o vice-presidente já tinha contado a Luísa a sua intenção de matar Jorge porque estava farto de encobrir os lapsos e traições do presidente e achava que ele é que merecia o seu lugar. Luísa, como amava incondicionalmente Vasco, escolheu ajuda-lo.
Às 22:30, Lemos sai da empresa, para ter o álibi de que não estava na empresa, e fica a espera que a assessora lhe telefone numa altura em que não possa levantar suspeita, para o informar em que parte da empresa se encontra o presidente.
Entre as 22:50 e as 23:15, Luísa saiu pela porta ao lado do seu escritório, que não é abrangida pela câmara de vigilância e dá acesso a todo o edifício, e verifica que presidente se encontra no parque de estacionamento. Rapidamente, telefona a Vasco e dá-lhe as coordenadas certas da posição de Jorge.
Vasco entra pela porta da garagem sem o segurança se aperceber porque está distraído a olhar para o rádio, pega numa das vigas de ferro que se encontram no parque de estacionamento (como mostra uma das fotografias) e bate na nuca do presidente com ela, não precisando de desferir muita força porque a barra é muita pesada e só o seu peso é capaz de matar.
Aturdido com o que foi capaz de fazer, sobe as escadas e vai de encontro à primeira pessoa que lhe vem à cabeça – Luísa. Completamente perturbado, entra na empresa, sem se preocupar em ser visto (23.33) e vai ter com a assessora porque não sabe o que fazer a seguir. Imprudentemente, leva o telemóvel na mão, como se pode ver na imagem retirada da câmara de segurança a essa hora, desmentindo o que disse no interrogatório. De facto, o vice-presidente deve andar sempre com o telemóvel na mão porque também é visto com ele no vídeo do trailer. E, possivelmente, é esse o objecto a que a psicóloga se refere no final do interrogatório.
Luísa vai para o local do crime verificar a morte de Jorge e se Vasco deixou alguma prova e às 23:45, depois de tudo observado, liga à polícia.
De notar, que durante o seu interrogatório, Luísa “atira as culpas” para o contabilista, de modo a distrair as atenções do seu amado.
Concluindo, Vasco Santana matou Jorge Lemos porque estava cansado de encobrir o amigo para proteger o seu bem maior – a empresa. Sendo que a descoberta das contas off-shore e o facto do presidente mostrar querer continuar o seu affair com Catarina foram a última gota. Tudo isto, associado ao seu transtorno de personalidade, levou a que ele cometesse o crime.

Sem comentários:

Enviar um comentário