Personagens

A Mulher (interpretada por Ana Araújo)
Nome: Margarida Lemos
Idade: 36
Altura: 1,72m

Margarida nasceu a 18 de Janeiro de 1975 no Porto, e provém de uma família com bastantes possibilidades, tendo tido uma infância privada de afectividade parental devido ao trabalho dos mesmos. Ao entrar no ensino básico foi colocada num colégio interno em Coimbra, vivendo uma adolescência centrada nos estudos. No Secundário, seguiu artes tendo-se formado em História de Arte pela universidade do Porto.
Passado um ano de conhecer Jorge Lemos, casou-se com ele na esperança de constituir uma família como a que nunca tivera mas sempre desejara, no entanto, com o passar dos anos a sua relação entrou em declínio; contudo não imagina a sua vida sem Jorge, acreditando que ele lhe é fiel. Apesar de ser accionista da empresa, confia inteiramente no marido para tomar as decisões que a englobam, dando apenas aulas de História de Arte num colégio particular.


A Amante (interpretada por Inês Sampaio)
Nome: Catarina Santos
Idade: 27
Altura: 1,64m
Catarina nasceu em Aldoar, no Porto, a 5 de Fevereiro de 1984, numa família sem possibilidades que desde cedo fomentou nela o desejo de ter uma vida melhor. Assim, cresceu com o sonho de ser rica e famosa, ter uma vida de luxo e não ter de trabalhar “que nem uma louca, de pés sem pele e roupas esfarrapadas”, como a própria costuma dizer, para conseguir sobreviver.
Aos doze anos, procurou emprego, tendo apenas arranjado trabalho numa rede de prostituição. Trabalhou lá durante sete anos, em condições terceiro-mundistas, até aos dezanove anos, altura em que fugiu.
Arranjou finalmente um emprego legal numa escola como funcionária de limpeza. Este trabalho, de contacto constante com crianças, fê-la desenvolver uma paixão imensa pelos benjamins da sociedade, despertando nela o desejo de um dia casar e ter filhos. Enquanto isso, participou num curso de segundas oportunidades, onde completou o 3.º Ciclo do Ensino Básico.
Porém, aos vinte e um anos, a escola fechou e Catarina ficou novamente desempregada. Arranjou, então, emprego numa grande empresa, onde começou a relacionar-se extra conjugalmente com o patrão. Este divorciou-se pouco depois e casou-se com Catarina, que conseguiu também ela o divórcio passado um ano, alegando adultério – que conseguiu provar – e ficando com uma fortuna considerável. No entanto, uns investimentos mal feitos acabaram por a pôr novamente sem muito dinheiro, embora a sua qualidade de vida houvesse melhorado consideravelmente. Aos vinte e três anos, estava só e desempregada, pertencente à classe económica média-baixa. Habituou-se a ser amante de vários homens importantes na sociedade, algo que fazia por diversão e por dinheiro.
Foi nessa altura que conseguiu trabalho na Silph®, empresa de Jorge Lemos. Começou num posto baixo, onde se manteve durante um ano, até começar uma relação extraconjugal com o presidente. Assim, conseguiu um cargo razoável e um rendimento minimamente aceitável, com extras oferecidos pelo amante; assim se manteria até aos vinte e sete anos, ou seja, durante três anos.
 

O Vice-Presidente (interpretado por Miguel Garcia-Tapia)
Nome: Vasco Santana
Idade: 41
Altura: 1,83m
Vasco Santana nasceu em Coimbra a 2 de Janeiro de 1970. Provém de uma família de advogados que gere o famoso escritório de apoio legal – Santana e Rebelo. Desde muito pequeno que é conhecido por ser uma pessoa inflexível nas suas crenças e extremamente perfeccionista.

Depois de ter frequentado um colégio privado em Coimbra, ingressou no curso de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É uma pessoa muito reservada pelo que não tem muitos amigos, à excepção de Luísa Gomes, Rui Tavares e o falecido Jorge Lemos.

Foi contratado pela Silph® em 1995 para resolver algumas das suas questões legais, tendo-lhe sido oferecido um cargo permanente no departamento legal da empresa devido ao seu desempenho. Conheceu Jorge Lemos quando este ainda se encontrava a ascender na pirâmide do poder e entre eles formou-se uma relação de camaradagem muito forte. Sendo assim, Vasco foi escolhido para o cargo de Vice-Presidente aquando da promoção de Jorge.

A sua dedicação à empresa é total, pelo que a sua vida encontra-se dividida entre o escritório e a sua casa. Apesar de ter a sua assessora em muito alta conta, não possui as capacidades sociais necessárias para desenvolver relacionamentos longos e estáveis, pelo que não se apercebe do afecto de Luísa por si, apesar de toda a empresa achar que estão juntos em segredo. Tem como alcunha “O General” por ser o funcionário com a conduta mais rígida, encobrindo os escândalos provocados pelo Presidente, de forma a manter o bom nome da empresa.

A Assessora (interpretada por Inês Maia)
Nome: Luísa Gomes
Idade: 35
Altura: 1,72m
Luísa Gomes nasceu no Porto a 14 de Agosto de 1975, numa família de fortes tradições empresariais e académicas. Ingressou num colégio particular da Foz no primeiro ciclo, tendo passado os seus anos de infância ao cuidado de um professor particular que, desde cedo, incutiu nela os mais altos valores de honra e trabalho. Extremamente exigente consigo mesma, o seu nome sempre constou das listas de honra dos alunos. No Secundário foi presidente da Associação de Estudantes do seu colégio e de alguns clubes temáticos, como o de xadrez.

Doutorou-se em Ciências farmacêuticas pela Universidade do Porto e foi imediatamente contratada pela Pizer® Portugal, onde trabalhou vários anos.

Em 2002 passa a fazer parte dos quadros da Silph® cosméticos, na posição de directora do laboratório de pesquisa da marca, devido às suas brilhantes competências. Conhece Vasco Santana nesse ano, com o qual desenvolve uma relação de cumplicidade e confiança total, relação essa que faz o Vice-Presidente convidar Luísa para acumular às suas funções a de sua assessora particular. Na sequência de um escândalo com o Presidente, no qual esta o acusou de assédio e chantagem psicológica, é promovida a Directora do departamento Químico da empresa, de forma a que Luísa não divulgasse a ocorrência. Inteligente e calculista, Luísa sabe que deseja que a sua relação com o Vice-Presidente seja mais do que profissional, mas o seu orgulho impede-a de revelar os seus sentimentos à pessoa que mais admira, a seguir a si própria.

O Contabilista (interpretado por Pedro Félix)
Nome: Rui Tavares
Idade: 40 anos
Altura: 1,72m
Rui Tavares nasceu a 6 de Janeiro de 1971 em Vila Nova de Gaia. Tendo realizado um curso técnico-profissional na área de contabilidade, trabalhou em pequenas empresas até à sua admissão na Silph® em 2000. Tendo iniciado o seu trabalho como contabilista, ascendeu a director do departamento de contabilidade em 2004, fazendo várias formações para melhorar o seu curriculum. Foi nesta altura que conheceu Vasco Santana, com o qual desenvolveu uma grande amizade.
A sua esposa, Mariana Cabral, recepcionista da empresa, após ter sido assediada por Jorge Lemos em 2006, foi despedida e Rui foi despromovido, mantendo-se como contabilista devido à intervenção de Vasco Santana.
Com o despedimento da mulher, a sua família vive grandes dificuldades económicas, dependendo substancialmente do emprego deste.
 
O Presidente (interpretado por Alexandre Caetano)
Nome: Jorge Lemos
Idade: 43
Altura: 1,81m
Jorge Lemos nasceu na Madeira, a 10 de Outubro de 1968, no seio de uma família bastante humilde. Não tendo frequentado a escola além do 3.º Ciclo do Ensino Básico, tinha como sonho ser jogador de futebol como forma de obter uma vida melhor. Aos quinze anos, ficou órfão de pai e mãe, tendo ficado a viver com um tio afastado, que nunca lhe deu a devida atenção. Ludibriado devido ao seu sonho de ser futebolista, acaba por assinar um contrato, que o leva a participar numa rede de tráfico de armas e estupefacientes.
Assim permaneceu até aos vinte e seis anos, altura em que a polícia o apanhou. Foi-lhe sentenciada uma pena de dez anos de prisão, dos quais cumpriu apenas três, devido à colaboração com a polícia para desmantelar a rede. Aos vinte e nove anos, entrou no programa de protecção de testemunhas, no qual lhe deram uma nova identidade – a que usa actualmente, tendo sido colocado no Porto.
Foi imediatamente aceite para um posto baixo na Silph®, tendo estudado paralelamente na Faculdade de Economia do Porto, no curso de Economia. Sendo um aluno modelo e tendo mostrado desde logo ser um trabalhador exímio e exemplar, rapidamente se tornou o braço-direito do presidente da empresa. Aos trinta e dois anos, casou-se com a filha do patrão, Margarida Pereira. Um ano depois, com a reforma de Luís Pereira, assume o cargo de presidente da Silph®, posto que o levou ao sucesso. Nomeou o seu amigo e colega de longa data, Vasco Santana, para Vice-Presidente.
Há três anos, conheceu Catarina Santos, uma funcionária da sua empresa, com a qual iniciou uma relação extraconjugal. Luís Pereira viria a falecer dois anos após o casamento de Jorge com Margarida.


A Inspectora (interpretada por Teresa Guimarães)
Nome: Sílvia Oliveira
Idade: 31
Altura: 1,69m
Nascida a 12 de Agosto de 1980 em Lisboa, Sílvia mudou-se para a cidade do Porto ainda bastante jovem. Tendo realizado os seus estudos secundários, ingressou na escola da Polícia Judiciária onde se tornou detective. O seu primeiro grande caso na Judiciária foi em 2005, quando resolveu o crime do famoso Banqueiro Pedro Marques, o qual lhe permitiu ocupar o cargo de chefia.
Com a morte de Jorge Lemos esta foi destacada juntamente com o seu actual parceiro da Judiciária para a resolução deste crime. Será ela capaz de descobrir quem o matou?

O Detective (interpretado por Tiago Silva)
Nome: Carlos Brito
Idade: 33
Altura: 1,84m
Nascido a 25 de Março de 1978 no Porto, Carlos desde cedo teve o desejo de ser polícia da judiciária devido ao exemplo do seu pai. Devido ao seu brilhante percurso, foi convidado em 2003 para gerir um departamento da INTERPOL.
Recentemente regressou para a Judiciária tendo sido recrutado juntamente com Sílvia para a resolução do crime do famoso presidente Jorge Lemos.
Conseguirá a sua experiência na Interpol ajudá-lo a solucionar o mistério?
A Psicóloga (interpretada por Teresa Matos)
Nome: Patrícia Neto
Idade: 32 anos
Altura: 1,74m
Patrícia Neto nasceu a 4 de Novembro de 1978 no Alentejo, tendo estudado Psicologia até ao 3º ano da faculdade em Lisboa. Terminou os seus estudos em Nova Iorque, onde realizou pós-graduações em psicologia forense e teorias básicas de personalidade. Iniciou a sua actividade profissional no departamento policial de Nova Iorque, tendo estagiado ao lado do famoso psicólogo e profiler forense Steve Hudson. A sua vontade de implementar novas técnicas de psicologia forense em Portugal fê-la regressar ao seu país de origem, onde ingressou na polícia judiciária em 2009.
Com a morte de Jorge Lemos só uma grande psicóloga forense, com bastante experiência poderia ser recrutada para a equipa de investigação. Será ela capaz de traçar o perfil do assassino?


A Cientista (interpretada por Sofia Freitas)
Nome: Leonor Magalhães
Idade: 27 anos
Altura: 1,62m
Leonor Magalhães nasceu em Matosinhos a 22 de Março de 1984. Tendo-se formado em Bioquímica na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e concluído um doutoramento em ciências forenses, foi convidada para ser Professora assistente da faculdade após terminar o seu curso. Devido às grandes contribuições científicas dadas à faculdade, foi convidada para estagiar na Alemanha em 2008, tendo assinado contrato com o departamento de Bioquímica da Freie Universitat de Berlim em 2009.
Devido aos vários estudos e descobertas ao nível do DNA, esta foi recrutada pela Polícia Judiciária para a resolução do homicídio de Jorge Lemos. Escapará alguma prova a esta cientista?

Todos os eventos relatados e personagens referidas na história deste crime são ficcionais. Qualquer semelhança com uma história verídica é pura coincidência.