sexta-feira, 6 de maio de 2011

ACTO I

16 Fevereiro 2011

Cena I
Silph® - Escritório Presidente (22:10)

(Presidente continua no escritório a aguardar pela amante, Catarina Santos. A certa altura Jorge liga-lhe. Passa para o atendedor de chamadas)
Presidente
Olá, amor. Tentei ligar-te para saber onde estás. Quando ouvires esta mensagem liga-me, pois eu já cá estou à tua espera, ok? Beijinho.
(Alguém bate à porta)
Presidente
Entre!
Vice (aproximando-se da secretária)
Desculpa interromper, Jorge, só te vinha entregar estes documentos para assinares.
Presidente
Obrigado. Podes pousar na minha secretária.
(Vasco pousa os documentos na secretária)
(Nesse mesmo instante ouve-se um relâmpago e a chuva a bater torrencialmente no vidro da janela. Jorge lemos vai para junto desta fitando o exterior)
Vice (franzindo o sobrolho)
Estás bem? Hoje pareces bastante agitado.
Presidente (com um tom bastante angustiado, tentando, em vão, disfarçar o nervosismo)
É claro que estou bem, porque não haveria de estar? Pela 9.ª vez consecutiva fui premiado melhor empresário do ano!
(Vasco debruça-se sobre o tampo da secretária, olhando fixamente o amigo)
Vice
Sei bem que tens bastantes problemas em casa… O teu casamento já passou por melhores dias.
(pausa)
Por que não tentas fazer as pazes com ela?
(Jorge vira-se e fita seriamente Vasco, como que em concordância para com este. De repente, aproxima-se deste)
Presidente (num sussurro)
Nunca mais te atrevas sequer a tocar neste assunto, quer seja comigo ou com outra pessoa qualquer. Mete-te na tua vida de uma vez por todas!
(Jorge afasta-se de Vasco, este último, com um semblante carregado, fita o chão)
Vice
Só acho que não tens o direito de ter uma relação extraconjugal. Nem sequer pensas na Margarida.
Presidente (irritado)
Precisamente por pensar nela continuo casado.
Vice
E a Catarina? Já dura há tempo demais para ser uma simples aventura, não achas?
Presidente (ameaçadoramente)
E que tens tu a ver com isso?
Vice
Deixa-a, ela só quer o teu dinheiro. Volta para a Margarida, a tua relação com a Catarina ainda é descoberta e depois… a empresa vai por água abaixo…
Presidente (indignado)
Só te preocupas com a empresa, não é?
Vice
Também me preocupo contigo
Presidente
Pára com isso, Vasco; ambos sabemos que, para ti, a empresa está sempre em primeiro lugar.
 (Jorge volta-se novamente para a janela. Vasco fita-o e dá meia volta)
Vice
Até amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário